Aprendendo a entender

Os dados do censo 2010 começaram a ser analisados e a mistura da analise qualitativa com a quantitativa é necessária para entender o que os números querem dizer. Um dado que nos chamou a atenção diz respeito a alfabetização no Brasil. Segundo o censo 2010 9,6% da população brasileira com mais de quinze anos de idade é analfabeta.

O mais interessante é observar que o numero vêm caindo constantemente. O Estadão aponta que: “Entre 2000 e 2010,…, o total de analfabetos caiu 2,3 milhões.” e aponta que o Brasil se comprometeu perante a ONU a atingir a taxa de 6,7% até 2015.

Ainda, é interessante perceber que os percentuais caíram principalmente entre crianças de 10 a 14 anos (de 7,3% em 2000 para 3,9% em 2010). Se considerarmos que o ideal é atingir a total alfabetização até os oito anos de idade, os números apontam uma juventude mais preparada para continuar com seus estudos.

O estadão apresenta um ponto importante: se os números brutos apontam como as taxas de analfabetismo estão em baixa, resta começar a fiscalizar a qualidade da instrução. O mais importante é que um pais com menos analfabetos é um pais com mais vozes. Cabe a todo procurar ouvir.

Fonte: País tem de alfabetizar 3,5 milhões de adultos para cumprir meta da ONU

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s