Sempre alerta…

Algo tão ubíquo e universal quanto dormir pode levantar questões tão fascinantes que falam sobre a nossa forma contemporânea de viver e nosso comportamento. Simon J. Williams, professor da universidade de Warwick, questiona em seu livro The Politics of Sleep como, atualmente, o sono têm se tornado um problema de ordem politica na nossa sociedade.

Segundo o autor, em uma era em que o tempo é escasso, o sono passa a ser alvo de questionamentos: Será que devemos diminuir o tempo na cama para maximizar o tempo acordados? como medimos a qualidade do nosso sono? como a industria farmacêutica lucra e lida com um consumidor que necessita cada vez mais de remédios para dormir e/ou ficar acordado?

O autor vai além e apresenta que o sono é um problema de estudo complexo que vai desde as salas de aula até os laboratórios de estudo do sono. E, ainda, apresenta que militarmente o sono também é questionado; um soldado que dorme menos é um soldado com mais horas de batalha. Parece que, de alguma forma, o estado de vigília é ao mesmo tempo bom e ruim, ou seja, uma qualidade politica ambivalente.

Pensando nas questões levantadas pelo livro, nós da Listening Agency gostaríamos de saber: Como anda o seu sono?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s