Barulho cultural

Esta semana ficamos muito animados com a capa da revista São Paulo da Folha. Não pelo conteúdo do artigo em si mas por como o gráfico da portada representa tudo o que nós da The Listening Agency buscamos sintetizar: escutar não somente as pessoas, mas também o contexto sócio cultural em que elas estão inseridas e, por conseguinte, entender seus comportamentos.

No geral o artigo apresenta a ideia de que vivemos em uma cultura de barulho e aponta que, além de riscos à saúde, isto representa uma mudança na forma em como as pessoas se comportam. Um dos exemplos mais notáveis é o aumento de consumidores buscando janelas anti-ruido. Outra tendencia apontada é a necessidade do uso de legendas para assistir TV para não incomodar com o volumem e, também, para conseguir acompanhar a programação com o barulho das ruas.

O que mais nos interessa é perceber os conflitos sociais que surgem das queixas dos altos níveis de barulho. É fascinante que os dois lugares que recebem mais queixas são bares e igrejas evangélicas. A pergunta é: o que isto diz sobre a cidade de São Paulo e seus habitantes?

Que barulho mais te incomoda da cidade? E, mais importante, que barulho você adora?

One thought on “Barulho cultural

  1. Pingback: zona de silencio | Home Of Insight

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s