As línguas em perigo e sua ligação com as ideias.

Ouvir é um dos nossos focos principais, entender e decifrar o que é ouvido é outro. Por isso estamos sempre atentos às novidades que  as pesquisas acadêmicas apresentam sobre a linguagem e como ela é estudada. Esta semana discutimos internamente um artigo publicado por Emily Badger, da Miller-McCune, que busca descrever como algumas correntes da linguística atual acreditam que cada língua possui conceitos únicos com valores práticos.

Badger apresenta que preservar uma língua pode parecer pouco importante. Se o Chuj, uma língua Maya em perigo de centro-america, desaparecer, as pessoas ainda conseguiram se comunicar em espanhol e a historia continuaria. Contudo, as línguas humanas encapsulam muito mais do que diferentes maneiras de dizer: “olá”. Emily apresenta o exemplo dos Eskimos, que possuem muitas palavras para descrever o que os americanos chamariam de Snow ou Ice. O exemplo sugere que diferentes sistemas linguísticos não traduzem apenas ideias universais, mas carregam conceitos práticos diferenciados. Desta forma, ao perder uma língua corremos o risco de perder esses conceitos.

É assustador perceber que, como aponta o artigo, das 7.000 linguas faladas hoje no mundo, a metade estão projetadas para desaparecer até o final do seculo e, junto com elas, um monte de conceitos e formas únicas de expressão.

O que mais nos interessou do artigo é a ideia de que a linguagem e o modo da fala carregam valores que têm ligações com o mundo concreto. Isto vai de encontro com a nossa ideia de que para entender um grupo social (de consumidores) é necessário realizar investigações detalhadas à longo prazo que permitam ao pesquisador passar a compartilhar a linguagem das pessoas do grupo buscando encontrar a maneira correta de ouvi-las e entendê-las. Seguimos sempre o nosso lema: ouvir é preciso.

Acompanhe algumas das nossas pesquisas em andamento e veja como trabalhamos para documentar a relação das pessoas com suas formas de expressão:

Fonte: Rescuing Endangered Languages Means Saving Ideas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s