Medindo o humor geral com o twitter

Como medir o humor geral de uma sociedade? inicialmente esta pergunta pode parecer impossível de responder, cheia de variáveis subjetivas e difíceis de serem quantificadas e postas em um gráfico. Contudo, é isto que Peter Dodds e Chris Danforth, da universidade do Vermont, estão tentando fazer.

Em um de seus experimentos eles baixaram as letras das musicas mais populares entre 1960 e 2007 e calcularam quanto palavras de emoção, como “amor” “ódio” “dor” e “baby”, apareceram. Eles criaram uma escala de valor emocional das palavras e realizar um gráfico para verificar a evolução do humor na musica pelo tempo. O que encontraram foi uma passagem de musicas “felizes” (pense Pat Boone) para musicas mais “depressivas” (pense metal).

O mesmo método foi utilizado em milhares de frases baixadas de blogs e em todos os discursos de posse dos governos Norte Americanos e, talvez mais interessante, a Tweets. Segundo os pesquisadores a internet e sua basta rede de informações atualizadas segundo a segundo é a ferramenta ideal para medir as nuances no humor geral das pessoas.

Um outro time de pesquisadores conseguiu determinar através do Twitter o humor geral das pessoas e, com esta informação, prever o andamento da bolsa de valores. Ao correlacionarem as informações obtidas pelos Tweets com os resultados da bolsa de valores do dia encontraram que as duas informações caminhavam na mesma direção.

Estes são alguns experimentos realizados com o Twitter buscando misturar métodos quantitativos e qualitativos. Certamente será muito interessante observar como estas pesquisas se desenvolvem e ficaremos de olho em novidades. Na The Listening Agency realizamos um trabalho quinzenal de monitoramentos de Tweets sobre as Olimpiadas de Londres 2012, para saber mais sobre o nosso trabalho clique aqui.

Conte-nos o que você acha destes métodos de pesquisa. Não esqueça de continuar a leitura na fonte: há muitas mais informações interessantes.

Fonte: Song Lyrics, Twitter Help Chart Public Mood

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s